sábado, 23 de novembro de 2013

Indonésia - Surabaya - 23 de Novembro de 2013

Uma soneca pela manhã e um passeio até ao shopping pela tarde. Um bonito shopping tão bom como qualquer um europeu.
Mas esta é seguramente a cidade mais suja em que passei, talvez até mais suja do que Bangkok. Ratos enormes e baratas por todo lado, especialmente á noite. Existem uns canais por onde a água escorre quando existem cheias, mas esses canais servem para despejar todo o tipo de detritos o que os torna em esgotos a céu aberto.
Quando vinha do shopping parei numa pastelaria local que me pareceu bastante interessante, aparentemente limpa  e com pastéis que nunca tinha visto. Entrei decidido a comprar um daqueles deliciosos pasteis, mas eis que de repente me passa um rato mesmo junto aos pés. Perdi o apetite e continuei o meu caminho.

Estou satisfeito por ter tomado a decisão de não visitar o monte Bromo pois os hospedes que estão alojados aqui no hostel e que lá foram, todos eles se queixam dos esquemas para lhes sacarem dinheiro. É incrivel como todos chegam chateados por algum motivo relacionado com tentativas de extorquir mais dinheiro.
Uns Suiços alugaram um taxi para se deslocarem ao monte Bromo. Depois de combinarem préviamente o preço (500.000rup), o taxista pára numa bomba de gasolina, enche o deposito (200.000rup) e diz-lhes que têm que pagar pois não estava incluido na excursão. Quando chegaram o deposito estava a meio e o taxista recusou-se a devolver o dinheiro da gasolina que estava no deposito. Se no caminho houver portagens, somos nós que pagamos. Este tipo de estratagemas são diários.

É o pior pesadelo neste país, os turistas são vistos como uma teta gigante cheia de dinheiro que é preciso espremer a todo o custo. Não têm qualquer tipo de escrupulos, enganam até nos trocos. Temos que estar sempre alerta e conferir tudo. Em Bali chegaram ao ponto de, depois de eu pagar a conta do restaurante a empregada vem com a bandeja, mostra-me o troco, diz obrigado vira as costas e leva-o. Ontem no supermercado, ao pagar na caixa tive que pedir á funcionária para me dar o resto do dinheiro do troco, pois estava a dar-me deliberadamente menos dinheiro.
É desgastante estar constantemente a desconfiar de tudo e de todos. Estão sempre a tentar ludribriar-nos para conseguirem mais dinheiro.
Cada vez que viajo de um aeroporto para outro tenho que pagar taxas e para sair para fora do país temos que pagar 150.000rup. Chega a ser escandaloso.

Pode parecer negativismo da minha parte mas é a realidade. Sempre que alguém viaja para um país só ouvimos contar as coisas boas, raramente nos contam este tipo de esquemas ou as coisas más.

Nem hoje nem amanhã terei fotos para colocar.

Estou a contar os dias para me pôr a andar daqui. Amanhã vai ser um dia inteiro a descansar e depois de amanhã pelas 16:45 lá vou eu de novo num voo da Airasia para........segredo......depois de manhã digo.

Sem comentários:

Enviar um comentário