sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tailândia - Ko Samui - 1 de Novembro de 2013

Para além de um novo dia, hoje começou um novo mês. Que o mês de Novembro me traga boa sorte.
Cansado do habitual pequeno almoço que todos os hostels oferecem (tostas, margarina e compota), decidi comer um cachorro e beber um batido de leite e frutas no supermercado mais próximo. Aqui existem dois supermercados, tipo o Pingo Doce em Portugal mas mais pequenos. O 7eleven e o FamilyMart. Ambos são boas escolhas, mas o 7eleven, que está espalhado por vários países da Ásia parece ter mais variedade de produtos.
Depois dirigi-me para a pequena parte da ilha que ainda me faltava visitar.
A sudoeste encontra-se Taling Ngam e é a melhor zona para se explorar, longe de turistas e onde se encontra lugares calmos.
Numa das minhas paragens encontrei um espaço que dizia que vendia café organico. O café por estes lados é bastante caro e muito fraco. Mas com tanto aparato decidi entrar e experimentar o que pensei ser mais um barrete. E eis que tenho a surpresa do dia, um expresso de 5 estrelas com café acabado de moer, uma autêntica delicia. Posso afirmar que foi o melhor café que tomei até hoje, aqui na Ásia.
Para quem se quiser deslocar a esta parte remota da ilha, recomendo uma paragem nesta loja - Boy´s Organic Coffee para saborear um expresso á maneira europeia.
E lá continuei a explorar pequenas estradas que vão dar ás praias.

Sempre que uma pequena estrada me levava para junto das praias era recompensado com bonitas vistas e prais convidativas.

Parei aqui para saborear um sumo de melancia, relaxar e aproveitar o que a vida tem de melhor para nos dar.
Infelizmente não é tudo tão bonito como parece. Os resorts e hoteis estão localizados nas melhores praias e cuidam bem delas, as pequenas praias, como esta, são bastante sujas. Podemos ver sacos de plástico a boiar e no areal encontramos todo o tipo de lixo, plásticos de toda a espécie, vidros e frascos, latas, pneus, esferovite, restos de materiais de construção, enfim, o suficiente para desencorajar qualquer pessoa a aventurar-se num banho. Mas o que mais custa é assistir ao desinteresse da população local por este tipo de atentados ecologicos. Parece que o lixo foi aceite como parte integrante do quotidiano e manter os locais limpos não é uma prioridade. Afinal de contas os turistas continuam a chegar aos milhares e parecem não se importar muito com estes "pormenores".

Esta é a praia que está mais perto do hostel e apesar de estar limpa, porque está mesmo em frente a dois resorts, a água não é transparente.
Bem, já almocei aqui pelo hostel, agora vou cambiar dinheiro, buscar a roupa á lavandaria e depois vou decidir se fico por aqui mais um dia ou vou para outro lugar. Estou mais inclinado para pegar na mochila e partir porque já vi a ilha toda, a ver vamos.

1 comentário:

  1. Sempre pensei que as melhores e mais belas praias com águas calmas seriam em Africa,
    mas estou enganada, porque aquilo que tenho visto nas fotos, é verdadeiramente maravilhoso
    É uma sorte ter o privilégio de poder conhecer tudo com pormenor. Assim se aprende na
    vida.

    ResponderEliminar