terça-feira, 12 de novembro de 2013

VIAJAR NA ÁSIA - Parte I - Bagagem, conselhos e segurança.

Após viajar por 6 dos 9 países que fazem parte do sudoeste asiático, a chamada Indochina, penso já ter experiência suficiente para transmitir alguns conselhos e dicas sobre a melhor maneira de viajar por estes lados.
Não me vou dirigir para aqueles que já cá estiveram, como é obvio, mas para quem nunca veio para a Ásia.
Vou tentar ser sucinto e objetivo, e o que vou expressar é apenas a minha opinião pessoal.
Existem 2 tipos de viajantes: os que vêm passar umas férias e os que vêm por longos periodos de tempo. Eu enquadro-me no segundo tipo, mas o que vou escrever também é útil para quem vem de férias por 1 ou 2 semanas.

SUGESTÕES SOBRE O QUE TRAZER NA BAGAGEM, CONSELHOS E SEGURANÇA.

O MÍNIMO

Sim, o mínimo possível. Aqui não precisam de casacos, roupas da moda, pulseiras, nem secadores de cabelo. Esqueçam essa tralha toda, porque aqui a simplicidade reina e o peso é o vosso maior inimigo.

MOCHILA/TROLLEY

Este foi o primeiro erro que cometi ainda antes da viagem começar. Depois de 15 dias de indecisão decidi optar pela mochila, mas não fiquei convicto de que tinha feito a melhor escolha.
Só foram precisos alguns dias para me aperceber que tinha feito asneira.
Se não forem para o meio da floresta acampar, procurar alojamento em sítios remotos ou andar de aldeia em aldeia, esqueçam a mochila porque não vos serve para nada, pelo contrário, é um autêntico estorvo e torna as deslocações num pesadelo. E o pior nem é transporta-la mas sim coloca-la nas costas e depois ajusta-la. E acreditem, este conselho aplica-se a todas as faixas etárias. O trolley para além de ser muito mais confortável de transportar, mantém a roupa esticada enquanto na mochila a roupa está sempre toda enxovalhada. O único beneficio da mochila é deixar ambas as mãos livres, um pormenor de pouca relevância.
Outro pormenor é o facto de sermos logo identificados como backpakers, mochileiros ou como eu lhes chamo, turistas de chinelo. Este tipo de jovem viajante é normalmente mal visto, e com razão, pois na generalidade não respeitam ninguém, viajam muitas vezes quase sem dinheiro nenhum, tudo lhes serve para porem os pés em cima, têm um aspecto sujo, o local preferido para se sentarem é o chão e o calçado que usam é o tipíco chinelo de borracha. Não pretendo descriminar ninguém, mas esta malta parece gostar de se identificar desta maneira.
O trolley é a opção certa e garanto-vos que não se vão a arrepender. Escolham um trolley pequeno/médio que é suficiente. Mais do que isso é sinal que estão a levar coisas a mais.
Por metade do preço que paguei pela mochila, tinha comprado um bom trolley.

O QUE LEVAR

Roupa leve e o mais fresca possível. Existe um tipo de roupa muito leve que eu acho ser a mais confortável e é mais leve que o algodão. As marcas que geralmente vendem esse tipo de roupa são a Columbia, The North Face e Trango, mas a Decathlon e a Sportzone também têm como marca própria. Esse tecido é de fácil lavagem e seca muito rápido.

QUANTIDADES

3 - calções ou calças que permitam remover as pernas da calça.
1 - camisola de manga comprida, para as viagens de autocarro e mini-vans, porque ligam o ar condicionado no máximo e fica um frio de rachar.
4 - camisas frescas que não sejam brancas nem pretas. O branco suja-se muito e fica encardido rapidamente. O preto torna-se quente pois absorve o calor.
Os cintos que utilizo são de plástico para não acionarem os detetores de acesso ás portas de embarque nos aeroportos. Tudo que é de metal fica na mochila, faz com que a passagem nestas zonas seja rápida.
1 - casaco fino só para chuva.
4 - cuecas/boxers.
1 - chapéu/boné.
1 - calção de banho.
1 - par de meias, se não quiserem entrar descalços em certos locais, como templos, etc.
1 - toalha de praia, serve também como toalha de banho.
1 par de sandálias é o ideal pois permitem que os pés respirarem. Pessoalmente não recomendo sapatilhas, especialmente na zona de praias e os chinelos é para estar constantemente a tropeçar.
1 par de chinelos de borracha para usar nas casas de banho e na praia.
1 - repelente de mosquitos e pomada para as picadas.
1 - protector solar, fator 30 no mínimo. Eu uso fator 50.
1 - pós-solar ou um hidratante, porque a pele fica muito seca pois a água do mar é bastante salgada. Eu uso óleo Johnson para bebé. Por aqui é barato e resolve.
Medicamentos para a diarreia, enjoo, dores de cabeça e azia, porque a comida aqui é muito condimentada.
1 - estojo de higiene básico. Pasta de dentes, escova, champô, gel banho, pente/escova, lamina barba, gel/espuma, after-shave e corta-unhas.
1 - Relógio de pulso, eu não trouxe mas faz muita falta, principalmente nas excursões e nos aeroportos.
1 - lanterna pequena - vão precisar quase de certeza.
1 - canivete suíço e talheres de campismo.
Máquina fotográfica compacta, cartões de memória e uma bateria suplente.
Óculos de sol
1 - sabão para lavar roupa, uma corda para pendurar e algumas molas.
4 - cadeados com dois tamanhos diferentes.
Smartphone ou tablet. Eu não uso telemóveis por isso tenho um tablet de 7".
Trago também comigo um netcomputer de 10" e um disco duro, apenas para fazer o backup das fotos e escrever o blog. Para as consultas, emails, skype e reservas uso normalmente o tablet.
1 mochila pequena (também conhecida como mochila de ataque), para guardar tudo aquilo que provoca o roubo, como computador, máquina fotográfica, óculos, documentos, dinheiro, cartões de crédito etc...
O adaptador de corrente só é necessário na Malásia. Três pinos estilo inglês.
Eu levo também uma rede mosquiteira bem grande. Só a usei uma noite, mas não me vou desfazer dela pois ainda acho que me vai fazer falta.

DOCUMENTOS

- PASSAPORTE - para entrar em qualquer país o passaporte tem que ter no mínimo 6 meses de validade, portanto convém confirmar se a validade do passaporte irá ser suficiente para o tempo que vão viajar.
- CARTA DE CONDUÇÃO - aluguei scooters apenas com o passaporte mas pode ser necessário se se pretender alugar um carro.
- BOLETIM DE VACINAS - vacina da febre amarela - em nenhum país me pediram o boletim de vacinas, mas convém levar pois podem implicar.
- 1 ou 2 CARTÕES DE CRÉDITO - vão precisar, pelo menos, para marcar as viagens aéreas entre países.
- CARTÃO DE DÉBITO - para fazerem levantamentos de dinheiro.
- DINHEIRO - em viagens de curta duração eu recomendo que levem dinheiro. Raras foram as vezes que utilizei os cartões para levantar dinheiro nas minhas viagens. Os bancos cobram uma exorbitância por este serviço e o dinheiro não é pesado de transportar para além de poder ser escondido com facilidade. É um risco que temos que assumir, porque se roubarem o cartão de débito ficamos na mesma situação.
- SEGURO DE VIAGEM - eu nunca fiz, mais por superstição do que por outro motivo - talvez fizesse se fosse para locais de alto risco, mas acho que é uma mais valia pois hoje em dia são baratos e relativamente de confiança. Certifiquem-se bem das coberturas e não se esqueçam de ler as letrinhas pequenas.
- FOTOCÓPIAS DOS DOCUMENTOS - obviamente guardem as cópias num sitio diferente dos originais.
- LISTA DE CONTACTOS - para o caso de perderem o telemóvel. Muita gente não sabe de cabeça os números moveis.
- BILHETE DE REGRESSO - um aviso para quem pretender viajar como eu, sem destinos pré-definidos, sem marcações e sem data de regresso, tenham cuidado com isto - O BILHETE DE REGRESSO É EXIGIDO. A mim obrigaram-me a comprar um bilhete de regresso logo á saída de Portugal e quando entram num país por via aérea pedem-vos o bilhete de saída. Já passei por essa situação duas vezes e consegui safar-me.
COMO EU FIZ - comprei o bilhete de regresso a Portugal para 4 meses depois. Uma semana depois cancelei o bilhete e embora sofresse uma penalização fiquei com o bilhete em meu poder. Sempre que me questionam pelo bilhete de saída eu mostro o bilhete cancelado de regresso a Portugal. Até agora a marosca tem funcionado, embora quando viajei de Singapura para a Indonésia estava mesmo a ver que me iam obrigar a comprar o bilhete de saída. Depois de vários telefonemas do pessoal da Tigerair lá me deixaram seguir. Mas atenção, ESTE PROCESSO NÃO É GARANTIDO e quando passar a data do bilhete, acabou-se o truque. Mas se quiserem fazer o mesmo, certifiquem-se primeiro que a agência não vos vai penalizar quando anularem o bilhete.

RECOMENDAÇÕES E SEGURANÇA

Não coloquem nada que valha a pena roubar na bagagem de porão, pois o mais certo é ficarem sem as coisas.
Quando viajarem de avião evitem trazer coisas de metal, tais como cintos, pulseiras, relógios, moedas, porque ao passar na segurança da porta de embarque vão ter que retirar tudo para passar nos detetores.
Se levarem embalagens de 100ml na mochila pequena ficam sem elas porque não deixam entrar no avião.
Eu transporto comigo na mochila pequena tudo, inclusive todos os carregadores dos aparelhos. Se a bagagem de porão se extraviar só perco coisas que facilmente posso substituir, como roupa e coisas de higiene pessoal que podem ser compradas em qualquer lado.
A Ásia é um local seguro mas os ladrões são uma raça internacional por isso não é raro ver-se por aqui avisos sobre a existência de carteiristas.
Nunca percam a mochila pequena de vista especialmente em locais muito movimentados, como praças, excursões, autocarros, aeroportos, etc...
Beber em excesso é frequentemente sinónimo de problemas em qualquer lado. Aqui abstenham-se de faze-lo especialmente se estiverem sozinhos. Já ouvi histórias de raparigas que depois de uma noite nos copos acordam violadas e com tatuagens na face. Os rapazes são geralmente aliviados do peso de telemóveis, dinheiro, documentos e até roupa.
Cuidado com o aluguer de scooters, geralmente ficam com o passaporte como deposito para a eventualidade de, na entrega, haver danos na scooter. Caso haja danos, o passaporte pode funcionar como chantagem. É recomendado que tirem fotografias á scooter antes do aluguer para que depois não vos acusem de danos que já existiam anteriormente. Se pensarem recorrer á policia preparem-se para serem chantageados novamente. Tentem negociar com uma cópia do passaporte (alguns aceitam) ou com a carta de condução.

1 comentário:

  1. Quem for viajar para a Ásia bem pode seguir conselhos úteis deste Blog porque sempre fica com a noção do essencial. Formidável.....

    ResponderEliminar