domingo, 17 de novembro de 2013

VIAJAR NA ÁSIA - Parte II - Ferramentas de viagem.

Mais uma vez quero mencionar que me considero um viajante e não um turista. As ferramentas e métodos que utilizo para viajar podem parecer excessivas para o simples turista que sai de casa com tudo já planeado, muitas das vezes pela agência de viagens, mas para mim são imprescindíveis. Lembro que não tenho destino definido, nem tempo marcado, vou para onde quero á hora que quero.
ALOJAMENTO
Para um iniciado nestas andanças ou para quem tem pouca informação sobre o local de destino aconselho vivamente a reservarem alojamento, principalmente se no destino for época alta.
Eu utilizo um tablet de 7" para quase tudo.
APLICATIVOS MOVEIS
HOSTELWORLD - reserva de hostels.
BOOKING - Reserva e sugestões sobre hotéis. Permite escolher os hoteis através de um mapa, o que é bastante útil quando procuramos um hotel central.
AGODA - Reserva de hoteis ( Não sou muito fã, mas por vezes consegue-se uns preços bem interessantes)
TRIPADVISOR - utilizo sempre para obter informações e comentários que os hóspedes fazem sobre os alojamentos.
PRICELINE - permite fazer uma licitação para um alojamento numa zona pretendida. Ainda não usei.
AIRBNB - Aluguer de habitações ou quartos. Principalmente para quem pretende permanecer durante algum tempo num local. Ainda não usei mas pretendo usar brevemente.
COUSHSURFING - Intercambio de residências. Permite ficar gratuitamente em casa de alguém desde que disponibilize também a sua casa. Nunca utilizei nem penso vir a utilizar.
PROCESSO
Pesquiso o Hostelworld ou o Booking até encontrar o estabelecimento que pretendo, sempre filtrado pelo rating dos comentários. Vou até á reserva para saber se permite o alojamento single, pois alguns estabelecimentos obrigam o pagamento a dobrar quando o alojamento permite 2 pessoas. Depois de anotar 2 ou 3 locais vou ao Tripadvisor para verificar novamente os comentários dos hospedes. Não valorizo opiniões de pessoas que apenas fizeram um ou dois comentários. Vejo sempre primeiro os piores comentários e se não forem partilhados por mais ninguém é porque provavelmente são mal intencionados ou então vejo os comentários de pessoas mais credenciadas.
ATENÇÃO - Aqui na Ásia não podemos confiar nas fotos apresentadas, pois 99% das vezes não correspondem á realidade do hostel ou hotel.
Depois de verificar no Tripadvisor volto novamente ao Booking ou Hostelworld para validar a reserva.
O Hostelworld cobra-nos uma percentagem logo na reserva, enquanto que o Booking cobra essa percentagem ao estabelecimento e fornece-lhes todos os nossos dados bancários para que o estabelecimento possa cobrar-nos. Por este motivo deixei de fazer reservas no Booking, no entanto, o Booking oferece reservas em alguns estabelecimentos sem a necessidade de usar o cartão de crédito. Essas geralmente aproveito pois se não gostamos do local podemos ir embora sem penalizações.
DESLOCAÇÕES
APLICATIVOS MOVEIS
KAYAK - Pesquisa integrada de voos internacionais e regionais. Engloba todas as companhias aéreas.
SKYSCANNER - Tem o mesmo propósito do Kayak, eu prefiro o Kayak.
TAP - Voos exclusivos Tap.
NA ÁSIA
AIRASIA - Voos por toda a Ásia.
TIGERAIR - A lowcost Australiana do sudoeste Asiático. Voos muito baratos.
THAI - Voos sobretudo a partir da Tailândia.
TIGERLINETRAVEL.COM - Viagens de ferry entre as ilhas Tailandesas.
LAOS AIRLINES e VIETNAM AIRLINES - Para voos entre Laos, Camboja e Vietnam.
LIONAIR -  Especialistas em voos internos na Indonésia.
TICKETDOMESTIK - Pesquisa integrada de voos internos na Indonésia.
Para deslocações em autocarros e comboios solicito sempre a ajuda nos locais de alojamento, pois estes dispõem de contratos com as empresas de transportes o que permite preços mais acessíveis.
Os táxis são o transporte a evitar devido ao elevado preço que praticam. Os tuck tuck cobram pouco mas no final do dia se somarmos vários tuks o custo também não é agradável.
As deslocações noturnas permitem economizar uma dormida num alojamento e chegar ao destino logo pela manhã, mas trazem sempre o custo de uma noite mal dormida. Eu, por exemplo, raramente consigo dormir nos transportes.

Sem comentários:

Enviar um comentário